terça-feira, 17 de setembro de 2013

BRAÇADAS DO SECOND LIFE!





OLÁ QUERIDOS LEITORES, o verão está chegando e este esporte é o mais apropriado, muito procurado nos clubes, ele exercita ao mesmo tempo quase todos os músculos do corpo humano, vamos conhecer um pouquinho sobra a natação, vamos nadar juntos?
A natação está presente  na vida do homem desde os tempos mais remotos. Pode-se dizer que ela se tornou uma qualidade física imprescindível para a sobrevivência do mesmo, seja na busca por alimentos ou na fuga de um perigo em terra, e em sua evolução. Sabe-se que os povos da Antiguidade eram grandes nadadores. Registros mostram que no Antigo Egito, em 3000 a.C., os filhos dos nobres aprendiam a nadar desde cedo.
Na Grécia, a prática  da natação ganhou grande importância, uma vez que a mesma proporcionava o desenvolvimento harmonioso do corpo, algo bastante valorizado pela sociedade grega. O filósofo Platão, por exemplo, afirmava que os indivíduos que não haviam aprendido a nadar não poderiam ser considerados educados. Foi na civilização grega, inclusive, que surgiram as primeiras disputas de natação: os Jogos Ístmicos, disputados em homenagem ao deus Poseidon. Já na civilização romana, a modalidade foi base da preparação militar dos soldados do império.
No entanto, sabe-se que a natação, como esporte, tenha dado seus primeiros passos na Inglaterra, durante a primeira metade do século XIX. Em 1837, foram disputadas as primeiras provas da modalidade esportiva, na cidade de Londres. Desde então, a natação foi se consolidando cada vez mais como um dos mais importantes esportes. Uma prova disso é a presença da modalidade desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, inaugurada pelo barão Pierre de Coubertain, em 1894. 
Logo no começo do surgimento do esporte, não se pensava muito e tampouco se falava em regras ou estilo na natação. Alguns esboços ou jeito parecido comparado aos estilos de hoje eram ensaiados. Contudo, antes mesmo da natação se tornar esporte, os estilos já eram ensaiados desde o século XVII, mais precisamente no ano de 1690, quando o francês Thevenot, formalizou tratados e descreveu um estilo muito parecido com o que hoje conhecemos como nado peito. em seguida, ingleses vieram com mudanças, adotando o nado que incluía a movimentação de um dos braços sobre a água, o corpo colocado em posição lateral e as pernas sendo mexidas como tesoura. Mais tarde este nado foi aperfeiçoado com os dois braços levados juntos para frente. Este estilo era muito parecido com nado borboleta de hoje. No final do século XVIII, um italiano conhecido como Bernardi, apresentou a primeira forma do nado costas. O movimento incluía primeiramente o movimento dos dois braços lançados juntos em rotação seguidamente. Um pouco mais adiante, os braços passaram a ter alternância nos seus movimentos, ficando muito parecido com o nado costas de hoje, No nado “crawl”, que em português significa rastejar, foi apresentado pelo descendente de australianos, Richard Cavill. Ele era um grande nadador e seguia os passos de seu pai e irmão que praticavam um estilo bastante parecido com o atual, porém, era o movimento alternado e ligeiro das pernas, no sentido vertical em relação à superfície da água, associado com braçadas alternadas de um lado a outro e o rosto ficava submerso. Este estilo era todo inspirado dos aborígines, os nativos da Austrália. Com o sucesso deste nado, treinadores norte-americanos ajudaram a aperfeiçoar a modalidade, especialmente no quesito respiração. Num primeiro momento, a cabeça era erguida na água para a frente e, logo depois, chegando a rotação lateral da cabeça, na forma do crawl, ou nado livre, que se conhece hoje.
 Em nosso país, a natação se tornou esporte apenas em 1898, quando o Clube de Natação do Rio de Janeiro, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade. A prova realizada nesta competição foi a travessia de 1.500 metros entre Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia. O sucesso da competição foi tanto que duraria até 1912. Um pouco antes de ser realizado o primeiro Campeonato Brasileiro, cabe ressaltar que quem promoveu esta competição foi a Federação Brasileira das Sociedades de Remo, em 1897. Esta entidade surgiu da parceria firmada entre clubes de remo do Rio de Janeiro que passou a incentivar a natação entre os remadores. Apesar destes nadadores terem surgido, nada se comparava a uma mulher, que até hoje é considerada a maior nadadora brasileira de todos os tempos. Maria Lenk, filha de alemães, começou a treinar natação no rio Tietê, é claro, na época em que o rio não era a poluição de hoje. Ela foi a primeira mulher sul-americana a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos em 1932. Influenciada pela técnica criada pelo nadador e treinador norte-americano, John Higgiins e por revistas alemãs especializadas, Maria Lenk tinha um estilo diferente de nadar.
agora que  você já  sabe um pouquinho da  história da natação coloque seu maiô pois no second life  tem como  praticar este esporte  tão legal, é um ginásio  de natação  com várias animações  de estilos de nadar, com uma piscina enorme  de treinamentos e as roupas  de banho são inteiramente grátis, não fique de fora dessa, venha conferir  mais essa aventura  juntinho comigo sua companheira de aventuras no second life !

BEIJOS DA NEGA!




0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página