terça-feira, 23 de abril de 2013

ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS...



Gente chata, situação constrangedora, um povim sem papo, desinteressado e uma vontade de sumir do mapa, que nem nosso amigo Hiro Nakamura! Se pelo menos o tele transporte existisse, assim como no SL.... Mas, peraí! Ele existe! Por enquanto, serve ao mundo microscópico de átomos e fótons (micropartículas que formam a luz). E olha que eles já estão indo bem longe!
Eh isso ae, galera! Hoje, falaremos aqui em nossa coluna sobre o nosso tradicional TP. Teletransporte!

Presente em muitas séries e filmes de ficção científica, o teletransporte é, sem dúvida, uma das invenções mais desejadas pela humanidade. E, se depender da ciência, os primeiros passos para que essa tecnologia venha a existir já foram dados. Em 2004, uma pesquisa conjunta realizada entre cientistas americanos e europeus conseguiu teletransportar um fóton a uma distância de 600 metros. Mas os chineses quebraram o recorde em 2010, provando que é possível realizar o mesmo experimento com distâncias maiores: 16 quilômetros, para ser mais preciso.
Porém, para a ciência, a ideia de teletransporte é um pouco diferente da que estamos acostumados a assistir na telinha. Em vez da matéria, o que acaba sendo teletransportado é a informação que ela carrega. Em entrevista para a revista Galileu, o físico Vanderlei Bagnato, da Universidade de São Paulo, explica que ocorre uma espécie de “armazenamento de informações”: ao alterar uma partícula, a outra muda instantaneamente, a 16 quilômetros de distância, tornando-se uma cópia exata da primeira.
No futuro, esse “teletransporte” de informações pode ser usado para a construção de computadores muito mais rápidos e seguros, que fazem uso de fótons e átomos para transmitir dados. Essa seria a tão famosa computação quântica que, dentro de algumas décadas, pode dar origem, inclusive, a uma criptografia muito mais forte e difícil de ser quebrada por hackers, “a quantidade de informações transmitidas é maior e facilita uma grande fatoração de números”, diz Stephen Walborn, professor de física quântica da UFRJ.
O uso na chamada computação quântica , que cientistas acreditam ser coisa para daqui a 15 anos , conta com projetos de vários laboratórios do mundo e é também a aposta para a criação de sistemas de criptografia mais seguros.

Quer mais um gostinho? Se liga no Star Trek Museum, além de matar um monte de recordações desta incrível série de ficção científica, vc ainda vai poder dar uma volta de balão e curtir o que tem de mais tecnológico. 
 A land tem várias subdivisões interativas que vão levar você pra dentro de cada episódeo. Vai lá! Tenho certeza de que você, querido leitor, vai se amarrar!
Bem pessoal, espero que tenham gostado de tuto! Espero que todos se divirtam e,  até a próxima!

Beijo do Nêgo!

           
Visite:

1 comentários:

poxa nêgow que interessante essa matéria parabens viu.....ja pensou se o tp virar rl??
vai dar problema isso .....kkkkkkkkk

Postar um comentário

Total de visualizações de página