terça-feira, 28 de maio de 2013

PARIS, ETERNA CAPITAL DAS LUZES!


OLÁ queridos leitores, vamos nos aventurar  hoje, em um lugar onde os sonhos  e o romantismo acontece, chamada  de cidade luz, Paris faz parte  do sonho  de todos os casais apaixonados, amantes da arte e curiosos aventureiros, então vamos hoje  conhecer alguns pontos turísticos dentro do second life.
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Ile-de-France.  A cidade se situa num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marme e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital dum império estendido pelos cinco continentes, é, hoje, a capital do mundo francófono.  A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração duma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral.  Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte.  Ao fixar-se o poder real na cidade, sua importância econômica e política não cessou de crescer.  Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.  Paris é a capital econômica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram.  A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária , um hub da rede aérea francesa e europeia , fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais.  Essa situação resultou duma longa evolução, em particular das concepções centralizadoras das monarquias e das repúblicas, que dão um papel considerável à capital do país e, nela, tendem a concentrar, ao extremo, todas as instituições.  Desde os anos 1960, os governos sucessivos têm desenvolvido políticas de desconcentração e de descentralização a fim de reequilibrar o país.  Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo.  Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase 30 000 000 de visitantes por ano, ocupando, também, um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.
Os monumentos mais célebres de Paris datam de épocas diversas.  Eles com frequência se encontram ou no centro ou nas margens do Sena. Os cais do Sena que ficam entre a Pont de Sully au Pont de Bir-Hakeim constituem uma das mais belas paisagens fluviais urbanas e fazem parte dopatrimônio mundial da UNESCO.  Ali se encontram, a leste e a oeste: a Notre-Dame, o Louvre, os Invalides, a Ponte Alexandre III, o Grand Palais, Museu do Quai Branly, a Torre Eiffel e o Trocadéro. Mais para o leste, importantes edifícios importantes foram construídos (o Ministério das Finanças, a seção François Mitterrand da Biblioteca Nacional da França etc.)Acham-se na Île de la Cité vários monumentos antigos e simbólicos.  A Catedral Notre-Dame, de estilo gótico, cuja construção se deu principalmente do século XII ao XIII, sofreu uma grande restauração no século XIX e teve sua fachada ocidental limpa no fim do século XX. Ela é o centro simbólico de Paris, a partir do qual medem-se as distâncias das rodovias da França. O antigo palácio da Conciergerie foi a sede do poder real até o reino de Carlos V, na segunda metade do século XIV. Desde então, uma parte do prédio já foi usada como prisão, e tinha a fama de ser a última morada antes da execução de várias personagens ilustres do Antigo Regime e da Revolução Francesa.  A Sainte-Chapelle, construída perto da Conciergerie, é considerada uma obra-prima da Arquitetura gótica. A Pont Neuf, na extremidade ocidental da ilha e datando do fim do século XVI, é a mais velha ponte intacta de Paris.
 Com tantas  atrações, paris  se torna  mais linda  ainda dentro do second life, se você  ainda não visitou a cidade luz, visite  e aproveite cada momento  de exploração dessa cidade  o termo cidade vem do do Iluminismo. Quem não se lembra daquela aula de história no colégio sobre a “luz das ideias” após o período de “trevas” da Idade Média? No século XVIII, intelectuais tentavam explicar o universo com a razão e a ciência.  E iluminavam a mente humana com filosofia. Por esse motivo, Paris, uma das capitais europeias que abrigaram o movimento, ficou conhecida como Cidade Luz. A invenção dos postes de iluminação pública com lâmpadas a óleo para enfeitar só reforçou sua fama na virada do século XX.  Venha se  encantar  e  se apaixonar  por  Paris e sem sair de casa, agora fique com essas belas imagens!



Beijo da Nega!

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página