
OLA queridos, há momentos em que pensamos em desistir de lutar, ficamos sem forças,desanimados, até que por fim chega-se a depressão. Há uma frase de música que diz: Levanta, sacode a poeira e da a volta por cima ! mas muitos que caem no abismo da depressão, não conseguem se erguer e cada indivíduo reage de forma diferenciada, alguns comem de forma exagerada, outros nos vícios de drogas, sexo, compras , enfim ...
A depressão é vista com maus olhos e interpretada de forma errônea pela maioria por não saberem quais seus sintomas e que é uma doença que atinge a todas as classes sociais, alguns dizem ser maluquice, outros dizem ser que pessoas que não tem muitos afazeres inventa a depressão, mais o que é de fato a depressão? quais são seus sintomas? e como fazer para combater esse mal dos tempos modernos e diferenciar se é apenas uma crise?
Vamos agora ficar por dentro do assunto do que é realmente a depressão e tirar todas as duvidas possíveis sobre esse assunto tão delicado e complexo.
O transtorno depressivo maior diferencia-se do humor "triste", que afeta a maioria das pessoas regulamente, por se tratar de uma condição duradoura na maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 semanas, de maior intensidade ou mesmo por uma tristeza de qualidade diferente da tristeza habitual, acompanhada de vários sintomas específicos e que trazem prejuízo à vida da pessoa. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode ser dada a crianças e adolescentes como separação dos pais, problemas na escola, sexualidade, rejeição e principalmente Bullying. A incidência de depressão , é de 0,4 a 3,0% em crianças e de 3,3 a 12,4% em adolescentes.
Estima-se que o risco de desenvolver depressão, ao longo da vida, seja de 10% para os homens e de 20% para as mulheres. É mais frequente em países frios.
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, rejeição, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.
Sabe-se hoje que a depressão é associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.
A perda recente de uma pessoa amada é o fato mais citado, mas todas as grandes perdas (e mesmo as pequenas) causam um certo pesar. Também a falta de amigos, que pode ocorrer devido a vários fatorares, desde a rejeição, até à falta de interesses em comum, leva à solidão indesejada e é um fator de risco que frequentemente leva à depressão, principalmente durante a adolescência, acontecimentos traumáticos, como a perda súbita de um ente querido, ou mesmo eventuais mudanças de cidade, podem causar uma depressão profunda, sendo necessário um longo período de recuperação. A maioria das pessoas supera este estado sem se tornar cronicamente deprimida. Alguns fatores genéticos ou biológicos podem explicar a maior vulnerabilidade de certas pessoas. A existência ou a ausência de uma forte rede social ou familiar também influenciam positiva ou negativamente na recuperação.
A maioria das pessoas que possuem um quadro clínico depressivo não conhece ou não procura ajuda médica especializada apesar da grande possibilidade de tratamento efetivo. O tratamento geralmente
envolve uma medicação antidepressiva receitada por pelo menos 12 meses para evitar recaídas e algumas vezes acompanhada de psicoterapia. Sabe-se também que praticar exercícios regularmente e participar de atividades desportivas e sociais pode ajudar o paciente a superar os sintomas da depressão, além de outros benefícios para a saúde.
Medicação, Psicoterapias, Eletroconvulsoterapia,Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva,Suplementos alimentares, Atividades físicas. Para casos mais graves o uso de antidepressivos é recomendado de acordo com a prescrição e acompanhamento de um psicólogo.
Não deixe que essa doença chegue até seu ponto culminante, procure um médico especializado, depressão pode acontecer a qualquer pessoa e em qualquer momento de nossa vida.
BEIJO DA NEGA!
0 comentários:
Postar um comentário