segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO


 OLÁ QUERIDOS, em nosso país a maior parte da economia é arrecadada na linha de cosméticos e cirurgias plástica, do que com alimentação e saúde, nos dias de hoje o culto ao corpo tem deixado muitas pessoas doentes. Olhamos  nas vitrines e vemos aquele manequins magros  com roupas perfeitas, vemos  nas bancas de jornais revistas de mulheres com corpos escultural, homens belíssimos, parece que voltamos ao tempos da Grécia antiga onde o culto ao corpo era venerado. Hoje vou falar  um pouco sobre a vaidade excessiva, que cada dia que passa aumenta em nossos dias, fazendo muitas pessoas cometerem loucuras para se ter um corpo "perfeito", por este motivo muitas adolescentes preocupada coma beleza, estão morrendo, ficando doentes anoréxicas e muitos acham  que não passa de  besteira. Vamos conversar um pouco  sobre esse assunto tão polêmico e delicado  e através deste blog  você pode ajudar uma pessoa que esteja passando por  esta doença.
                                        
                                    O QUE É ANOREXIA NERVOSA?
Classificada como um distúrbio alimentar caracterizado pela presença constante e exagerada de preocupação com a aparência física e o peso corporal, a anorexia nervosa se manifesta principalmente no sexo feminino, atingindo a faixa etária dos 15 aos 30 anos, provocando problemas psiquiátricos graves que levam a perda de peso exagerada que levam a complicações sérias se não diagnosticada e tratada precocemente.O organismo requer uma oferta calórica de 2000 calorias e quando essa oferta encontra-se em déficit o mesmo vai retirando o que precisa das reservas como a reserva de tecido adiposo e proteico, acarretando em déficit nutricional que leva a desnutrição proteico calórica. Por isso, saber reconhecer os sintomas da anorexia nervosa e iniciar o tratamento o quanto antes é essencial para evitar complicações.
                                                    SINTOMAS
Entre os principais sintomas característicos da anorexia nervosa estão à perda de peso rápida e exagerada que não possui nenhuma justificativa aceitável, ou seja, a pessoa não apresenta nenhuma patologia que apresente um estresse metabólico intenso, a pessoa foge das refeições em família e alegam que nunca estão com fome ou que já realizaram uma refeição, preocupação extrema com a aparência física e o valor calóricos dos alimentos e a prática de atividade física intensa e exagerada com o objetivo de perder peso rapidamente.
Devido às deficiências nutricionais, o organismo começa a apresentar algumas mudanças fisiológicas, causando então a interrupção do ciclo menstrual, chamado de amenorreia, regressão das características corporais femininas e pele extremamente ressecada e desidratada.
Além disso, a pessoa anoréxica apresenta alguns problemas psicológicos como síndrome do pânico, comportamento obsessivos e compulsivos, depressão, ansiedade e visão distorcida do corpo.

                                     COMO LIDAR COM UM ANORÉXICO?
 
As causas do distúrbio ainda são desconhecidas e vêm sendo estudadas por muitos profissionais da saúde, entretanto, alguns fatores são considerados desencadeadores da anorexia nervosa, entre eles, causas genéticas, conflitos familiares com a balança, busca pela perfeição, problemas de alimentação na infância, auto imagem negativa e baixa autoestima e, por fim, o conceito atual da moda e da sociedade que determina a magreza como um padrão absoluto de beleza e elegância.
Uma vez realizado o diagnóstico do quadro de anorexia nervosa é preciso à intervenção o mais rápido possível de uma equipe multidisciplinar com o intuito de melhorar o quadro nutricional do paciente e, em especial, dar apoio psicológico para aceitar a introdução de alimentos, a qual é visto como o tratamento mais eficaz, porém, que deve ser feito de maneira gradativa a fim de evitar sobrecarga do organismo e a não aceitação do paciente anoréxico.
Em casos mais graves é imprescindível a internação em hospital para intervenção nutricional com uma oferta gradual de calorias via enteral para restabelecer o quadro clínico o mais rápido possível e conseguir evoluir para uma aceitação de alimentos via oral.
Além da alimentação, é necessário um médico psicólogo para avaliar o quadro psicológico do paciente e, se for necessário, prescrever o uso de medicamentos específicos como antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos.
Caso conheça alguém que apresente uma preocupação excessiva com o peso, exercita-se em excesso e limita a ingestão de alimentos, converse e tente marcar uma consulta com uma nutricionista ou psicólogo para intervir o quanto antes e evitar problemas futuros.
 
No sl  também prega-se  padrões de beleza onde temos que ser X ou Y, padrão  de corpos europeus, não fazem avatar tamanho GG nem roupas  confortáveis, nem nada  para esse tipo de publico, pessoas ficam envergonhadas de assumir um avatar mais cheio por conta do preconceito existente, não existem modelos gordinhas  no second life, então está na hora  de mudar  alguns padrões  e vamos  viver as diferenças já que no jogo  existe todo tipo  de pessoas  por que não abrir espaço para  as mulheres  e homens que não tem medo de ser GG?

BEIJO DA NEGA !

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página