OLÁ QUERIDOS, dizem que só sabemos o que nossos pais passaram quando viramos pais e temos as mesma e reais preocupações que os mesmos tiveram conosco, criar filhos não é fácil tendo em vista as mensagens que a sociedade passa para nossos eternos bebes.
E nós os pais ficamos com aquela dor de cabeça, afinal quando e com qual idade devo deixar meus filhos saírem sozinhos? quando devo permitir namorar? e quanto ao namorado(a) dormir em casa ou no mesmo quarto? são estas questões que aterrorizam a cabeça dos pais, então por este motivo é o assunto de hoje.
O namoro é um relacionamento que acontece na vida de todas as pessoas em determinadas fases. Os adolescentes, na sua maioria, optam por namorar desde muito novos e se pararmos para analisar a maioria dos jovens de 14 e 18 anos já namoram e acabam comprometendo algumas fases e oportunidades da vida por estabelecerem relacionamentos sérios com pouca idade. Na verdade o maior problema é que os jovens mergulham de cabeça em relacionamentos e se entregam de uma forma como se nada mais existisse no mundo. Apenas aquela pessoa que namora é a perfeito e tem qualidades, porém quando acontece o rompimento do relacionamento, eles acabam sofrendo muito por ter se apegado tanto e se entregado para um namoro que apenas frustrou e fez com que eles pulassem uma etapa da vida. Não podemos descartar o fato de que o namoro traz consequências boas para o comportamento dos jovens que, por estabelecer relacionamentos sérios acabam amadurecendo mais cedo, porém as consequências prejudiciais também ocorrem e podem afetar a vida futura dos que optam em namorar tão cedo.
Entre as consequências em um namoro na adolescência as mais comuns são: mudança de humor, gravidez indesejada, DST e alguns problemas psicológicos. O que especialistas aconselham é que os pais conversem abertamente com seus filhos sobre namoro e principalmente como evitar as doenças e gravidez, deixando bem claro que estão ali para apoiá-los. No início, pode parecer complicado, mas o tempo fará com você aprenda a aliar seus direitos e deveres.
Outro ponto importante é tomar bastante cuidado no que diz respeito à sexualidade. Na adolescência, os hormônios estão à flor da pele, o que exige uma atenção redobrada. Para lidar com todas essas mudanças, aposte no diálogo com seus pais e com pessoas que também já passaram por este momento. Caso decidam iniciar uma vida sexual é necessário ter muita responsabilidade, já que se deve tomar uma série de cuidados, principalmente para evitar uma possível gravidez. Fazer uso de pílula anticoncepcional e de camisinha é essencial para evitar a gravidez e a transmissão de DSTs.
CUIDADOS NO RELACIONAMENTO