terça-feira, 4 de junho de 2013

TITANIC NO SECOND LIFE


OLÁ queridos leitores, quem não gostaria de  entrar no navio que virou  história  de sucesso e fracasso ao mesmo tempo? O maior triunfo da engenharia náutica de todos os tempos, agora no second life, detalhe, não corre risco de afundar! Viva  a sua história  de amor ou  curta  cada momento  de conhecimento no RMS TITANIC venha comigo!


O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolffem Belfast, na Irlanda. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nosEstados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia15 de abril.  Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.  Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.517 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" , na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.O fascínio pela trágica história do famoso transatlântico ficou demonstrado quando da exibição do filme Titanic, sendo visto por quase 400 milhões de pessoas. Com o sucesso do filme, o interesse pelo Titanic intensificou-se ainda mais, surgindo centenas de livros, estudos, debates e novas teorias a respeito da causa do naufrágio.O Titanic superou todos os seus rivais em termos de luxo e a opulência.  A seção da Primeira-classe tinha uma piscina, um ginásio, uma quadra desquash, banhos turcos, banhos elétricos e o Café Verandah.  As salas comuns da Primeira-classe foram adornadas com painéis de madeira esculpidos, móveis caros e outras decorações. Além disso, o Café Parisien oferecia culinária aos passageiros da primeira-classe, com uma varanda iluminada pelo Sol. Havia bibliotecas e cabeleireiros tanto na primeira como na segunda classe. A sala geral da terceira-classe tinha painéis de pinheiro e móveis robustos.  O Titanic incorporou recursos tecnológicos avançados para a época. Ele tinha três elevadores elétricos, dois na Primeira-classe e um na Segunda-classe. Ele também tinha um subsistema elétrico alimentado por geradores a base de vapor, uma fiação elétrica que cobria todo o navio e dois rádios Marconi, incluindo um de 1.500 W manejado por dois operadores que trabalhavam em turnos, permitindo contato constante e a transmissão de muitas mensagens dos passageiros.Somente nos finais de 1970 e início de 1980, um empresário norte-americano patrocinou diversas expedições para tentar localizar o navio.  Nenhuma delas teve êxito.
 Somente em 1985, numa expedição oceanográfica franco-estadunidense, o Dr. Robert Ballard descobriu os destroços do Titanicsubmersos a 3.800 metros  de profundidade, 153 km ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland.  A notícia correu o mundo. Ele passou a ser conhecido como "O Descobridor do Titanic".  Retornou ao local em 1986, com uma equipe de filmagem da "National Geographic Society" para fazer as primeiras filmagens do transatlântico após 73 anos.  Desde então, a empresa "RMS Titanic, Inc" obteve os direitos de realizar operações de salvamento no local e recuperou mais de 6 mil artefatos do navio. Diversas empresas de turismo e produtoras de filmes também visitaram o local em veículos submergíveis tripulados.  O estado de preservação dos destroços da proa é fantástico. Ainda no sitio, encontrou-se o telemotor, onde se encontrava aparafusado a roda do leme, as enormes âncoras, ainda suspensas pelas suas grossas correntes, as amuradas, as guardas de proteção contra queda para o exterior, as janelas do titanic, maior parte delas ainda contêm o vidro. Dentro da proa, na sala de rádio do Titanic, pode-se observar o painel eléctrico, componentes do telégrafo, onde Harold Bride e Jack Philips trabalharam agonizadamente, tentando contactar navios para irem em socorro do Titanic, as gruas de proa, os guindastes dos botes salva vidas, na parte embaixo do casco, ainda é possível ver a tinta vermelha, tudo isto em perfeito estado de preservação.  Contudo, a secção de popa está completamente destruída como se no seu interior tivesse explodido uma potente bomba.  Durante anos relatos dos sobreviventes afirmaram terem ouvido grandes explosões depois do Titanic desaparecer sob a superfície do oceano, informando que as mesmas provinham das caldeiras que explodiam devido ao contacto com a água gélida. Contudo essa teoria foi desacreditada, pois foram descobertas pelo menos 6 caldeiras intactas espalhadas no campo de detritos causados pelo naufrágio e 2 salas de caldeiras inteiras na secção de proa, com todas as caldeiras intactas. Além disso, tripulantes que sobreviveram afirmam que, logo a seguir à colisão, E.J. Smith ordenou a paragem dos motores, e, nas salas de caldeiras, foram abertas as válvulas de segurança, que fizeram as caldeiras libertar a enorme pressão acumulada, ou seja, quando o Titanic afundou, nenhuma das caldeiras tinha pressão de vapor acumulada.
 Das poucas coisas reconhecíveis na secção de popa, destaca-se o motor de estibordo, cujo topo de um dos cilindros se destaca para fora do casco destruído, o convés do tombadilho da popa, local onde centenas de pessoas se aglomeraram quando o Titanic se ergueu das águas, enquanto a secção dianteira desaparecia nas águas, o poço da escada da terceira classe, e cerca de 2 guindastes de botes salva vidas.  O Dr. Ballard retornou ao Titanic em 2004, para averiguar os danos que o navio sofreu desde o seu descobrimento 1985 - 2004. Concluiu que as inúmeras expedições e visitas ao local, só serviram para danificar o sítio arqueológico doTitanic e aceleração da deterioração da estrutura do navio. Em 2010 uma equipe de investigadores descobriu a bactéria halomonas titanicae nos destroços, e suspeita que ela seja responsável por acelerar a deterioração da estrutura.Há uma teoria que diz que o RMS Titanic nunca afundou e o navio que afundou foi o seu "irmão", o RMS Olympic. A White Star Line teria trocado, propositalmente, o nome dos navios, para destruir o RMS Olympic que estava com sérios danos.  As semelhanças entre os dois navios eram várias, por causa disso, ninguém deve ter notado a diferença de um para o outro.14 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson . 1861 - 1915 escreveu um livro dramático que narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de Abril  tal e qual como foi com Titanic , choca-se com um iceberg e afunda.  O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou de uma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, terá sido uma premonição e, consequentemente um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.Supõe-se que se a colisão do Titanic com o iceberg tivesse sido frontal, apenas um compartimento ou no máximo 2 teriam ficado destruídos, sendo que o fecho das comportas automáticas solucionaria o problema, e a viagem poderia prosseguir normalmente. Também se supõe que, caso o iceberg tivesse sido visto meio minuto antes, a colisão teria sido evitada.  Ao ter sido visto o iceberg, o 1º Oficial ordenou a inversão de marcha dos motores do navio. Porém, à velocidade a que o navio navegava, mesmo o inigualável poder de torção para as hélices de seus motores não era suficiente para parar 46.000t que seguiam a 21 nós, naquele curto espaço que distava o Titanic do iceberg. Contudo, se tivessem mantido a os motores em marcha normal a todo o vapor, e simplesmente tivessem virado o leme, à velocidade que iam o Titanic teria se desviado do iceberg, conseguindo contorná-lo e assim evitar a colisão, sendo apenas necessário corrigir depois a direção que o Titanic tomaria.Popularmente acreditava-se que os vigias no cesto do mastro deveriam ter binóculos, em decorrência do fato de que iriam passar numa zona de icebergs. O não fornecimento do material gerou duras críticas por parte de entusiastas desinformados, alegando que os vigias tiveram de trabalhar à vista desarmada. Havia quem acreditasse ainda que com os binóculos, os procedimentos de emergência poderiam ter sido efetuados muito antes, pois o iceberg teria sido visto ao longe. Hoje já é de conhecimento geral o fato de que em noites como a que o Titanic afundou, os marinheiros não procedem com o uso deste equipamento, visto que em decorrência das miragens oceânicas o mesmo se torna impreciso e enganoso, sendo mais seguro fazer a vigia a olho nu. Na altura da colisão, a tripulação do Titanic pareceu ter avistado luzes no céu e no mar que, seriam do navio SS Californian, menor, a cerca de 16 km (cerca de 8 milhas marítimas). O Titanic lançou fogos de artifício para pedir ajuda e, o outro navio pareceu aproximar-se. Porém, as luzes desapareceram de repente. Consta que seria o Californian, que se recusou a ajudar o Titanic. O caso do naufrágio gerou um filme de enorme sucesso, que também se chama Titanic estrelado pelos premiados atores norte-americanos Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. O navio utilizado no filme, é idêntico ao que naufragou, porém, a embarcação que foi utilizada nas gravações, é 10 metros menor que o navio original.O Capitão Edward Smith recebeu a informação do Oficial Charles Lightoller que o Titanic iria passar por uma zona repleta de icebergs, mas mesmo assim, Smith mandou deixar o navio na velocidade que estava, há 23 Nos, velocidade máxima dele. Talvez se tivesse diminuído a velocidade bem antes, poderia evitar a colisão com o iceberg.  O navio SS Bremen igual ao Titanic, porém menor, com apenas duas chaminés, passou pelo local do naufrágio cinco dias após a colisão do Titanic. Vários passageiros relataram terem visto o iceberg no qual o Titanic se chocou, e alguns corpos de passageiro

Beijo da Nega!




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