segunda-feira, 7 de julho de 2014

AUSÊNCIA DA FAMÍLIA DA EDUCAÇÃO

OLÁ QUERIDOS LEITORES, a educação é a base da formação do ser humano, a falta dela é uma das principais causas dos problemas sociais vistos no mundo hoje. Muito se discute sobre a forma de transmissão da educação para as crianças, alguns pais acham que esse é o dever da escola, já os profissionais pedagógicos acreditam que a escola é responsável apenas pela educação técnica, mas não pela socialOs valores e conceitos precisam ser apresentados à criança desde bem cedo, essa apresentação é feita em primeiro lugar pela família, é ela quem vai ensinar o que é certo e o que é errado. No entanto, com o passar dos anos, essa transmissão vem sofrendo um déficit, a família de modo geral vem se ausentando em diferentes momentos da vida da criança. Será que essa ausência traz problemas para a formação como ser humano e cidadão? Quais seriam as consequências dessa distância?

Consequências da ausência da família na educação

Umas das principais consequências da ausência da família na educação é a rebeldia da criança. Se os pais, que são a figura principal na vida da criança, não colocam limites, por que eles vão aceitar ordens de outras pessoas, como os professores, por exemplo? Tornam-se então rebeldes, de difícil convivência. Essa rebeldia pode perdurar ao longo da infância e adolescência, transformando a criança em um adulto problemático. A absorção de valores fica por conta da vida lá fora, do mundo e da influência da mídia. Pais ausentes deixam brecha para que as crianças aprendam sobre a vida de uma forma diferente. Eles buscam as respostas através de outras pessoas ou mesmo da televisão e internet. A conclusão nem sempre é positiva, afinal o conteúdo nem sempre é próprio para uma criança em fase de aprendizado.
Se os pais não ensinam, o “mundo” ensina, mas nem sempre é da melhor forma. Na verdade, é quase sempre de uma forma mais negativa. Essa ausência vem sendo trabalhada com projetos e programas no mundo todo. A consciência social atual precisa mudar, os indivíduos são o que são diante da educação que tiveram ao longo da vida. A presença da família é essencial para a criação do caráter ético. A mais gritante consequência da ausência da família é a falta de caráter quando a criança chega na fase adulta. Esse adulto não respeita os outros, não aceita opiniões de terceiros, não sabe conviver em sociedade, não tem limites. A escola ensina, educa, mas é a educação técnica. A educação social deve partir de dentro de casa, com a presença familiar constante.

Causas da ausência da família na educação

O que será que levou a família, antes tão presente na educação dos filhos, a se afastar dessa função? A resposta pode estar na mudança do mundo como um todo. Antes, a família ficava mais dentro de casa, principalmente a mãe que era a dona do lar. Ela participava em tempo integral na educação dos filhos. Hoje, com o mundo moderno e a busca pela melhor qualidade de vida, as mulheres mergulham de cabeça no mercado, além de cuidar da casa, elas precisam também trabalhar fora.
E quem fica responsável pelas crianças? A babá? A escola? E esse detalhe é uma das causas dessa ausência da família na educação. A modernidade exige cada vez mais do ser humano, seja dentro ou fora de casa. Os pais precisam fazer tudo ao mesmo tempo e nem sempre os filhos são colocados como prioridade na vida do casal ou do resto da família. Infelizmente é uma verdade que por enquanto não tem como mudar drasticamente, mas tem como amenizar.

Projeto para diminuir a ausência da família na educação

O Governo e instituições privadas apostam em projetos para diminuir a ausência da família na educação. Palestras e programas são criados para unir a família em prol da formação dos pequenos. Um projeto do Governo do Estado de São Paulo é o “Escola da Família”. O Programa oferece aulas em diferentes áreas, como artesanato e esportes para toda a família, unindo assim mais todos os integrantes, pai, mãe, filhos. A união do grupo familiar pode ajudar a trazer de volta essa educação que está se ausentando tanto.
Do lado privado estão as palestras e demais projetos que incentivam a diminuição da ausência da família na educação. Os pais precisam entender que eles são responsáveis pela formação do cidadão de amanhã. O futuro do mundo são as crianças de hoje. A mudança pode estar na educação dessas crianças. São os pais que precisam privar com mais rigor as coisas erradas e de conteúdo vazio, como novelas, esse é um conteúdo adulto. Se as crianças tiverem acesso à televisão e internet, que seja então com conteúdos para a idade equivalente, como desenhos e programas educativos. A família precisa ter a consciência da educação dentro de casa, a educação social, de formação de caráter. A educação técnica parte da escola, mas também com auxílio da família.
BEIJOS  DA NEGA!

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página