terça-feira, 11 de junho de 2013

DE OLHO NAS ESTRELAS


OLÁ queridos leitores, será que  estamos sozinhos no  universo? o homem se pergunta e pesquisa sobre vida em outros planetas, tendo vários  filmes  e pessoas  que  juram ter visto OVNI por aí , outras  que juram que já conversaram com  seres de outro planeta, enfim..... o homem vive procurando desvendar os mistérios  do universo.  Por esse motivo foi-se  criado  os  Observatórios que são lugares muito interessantes,  para quem  gosta de olhar  as estrelas ..... mais o observatório não serve  só  para este fim, existe  vários eventos  relacionados a cultura e arte também, vamos conhecer  um pouco mais.

VALE A PENA SABER!
Um observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências:astronomia, climatologia,geologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia e eventualmente para fins militares. O tipo mais conhecido é o astronômico que utiliza o telescópio para perscrutar o céu, usualmente durante a noite. Normalmente os observatórios astronômicos são instalados em locais onde não haja poluição luminosa. Há outros fatores que influenciam no local de instalação do observatório, como a umidade do ar, que prejudica a óptica do telescópio, entre outros. Deste modo, o melhor local para a instalação de observatórios astronômicos são as montanhas altas, que tenham a menor umidade relativa do ar e que não tenham poluição luminosa. Dentro de um observatório astronômico, o astrônomo realiza suas pesquisas em diversas áreas da Astronomia, se observarmos uma estrela por exemplo, com outros equipamentos como o espectroscópio, podemos saber a sua distância de nós, podemos saber a sua composição química, sua temperatura, seu fluxo de luminosidade entre outros.
Os observatórios astronômicos, estão espalhados pelo mundo, existem grandes observatórios, como o Gemini (Chile e Estados Unidos), o Pic du Midi (França), Monte Palomar (Estados Unidos), entre outros. A série de Grandes Observatórios Espaciais da NASA, agência espacial norte-americana, consistiam em um grupo de quatro grandes telescópios, baseados no espaço. O projeto designa-se, em língua inglesa, por Great Observatories Program. Cada um dos observatórios tinha ou tem um tamanho e um custo semelhantes e cada um fez uma contribuição substancial à astronomia. Cadatelescópio procurou focar uma determinada faixa do espectro eletromagnético, a fim de obter uma análise mais precisa e mais profunda de cada espectro e desta forma melhor entender como o Universo nasceu e como ele se desenvolve.  Assim por várias ocasiões, um mesmo corpo celeste foi observado por distintos telescópios, obtendo uma visão mais profunda de dado corpo celeste.
No Brasil existem vários  observatórios espalhados pelos  estados, procure um e  entenda melhor  os mistérios do universo, vale a pena destacar um  observatório muito importante o Observatório  Nacional que se localiza  no Rio de Janeiro que alem de oferecer cursos de pós graduação,possui um serviço importante para  todos  os brasileiros.  A Divisão Serviço da Hora é responsável, há mais de um século e meio, de manter com a mais alta precisão técnica a determinação, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira; difundindo-a, não só a todo o território nacional, como também no exterior.  As atividades em Metrologia em Tempo e Frequência, que estão a cargo da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, remontam à criação do Imperial Observatório Nacional do Rio de Janeiro, em 1827. Há mais de 180 anos o ON gera, conserva e dissemina a Hora Legal Brasileira (HLB), para todo o território nacional. Desde 1913, através da Lei Nº 2784, que institui o sistema de fuso horário no Brasil, esta atividade passou a ser uma atribuição dada por lei. A geração da hora é realizada através de um conjunto de relógios atômicos de césio, que são comparados entre si continuamente.  O Observatório Nacional disponibiliza por meio da Internet o acesso à sincronização por seus relógios atômicos. Também existem alguns projetos para implantação de radio difusão de sinais horários.  Estão sendo transmitidos na banda dos 30m na frequência de 10.000KHz e no modo AM os sinais de relógio do Observatório Nacional.

Venha  se aventurar  no second life  e observar  junto comigo as estrelas do meta verso, que também é um mistério a ser desvendado e  com certeza é mais uma boa iniciativa do  sl, trazendo ciência  e conhecimento  a você.


BEIJO DA NEGA!

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página